Board And Train - Reabilitação canina intensiva

 O papo de hoje é sobre uma das modalidades que eu acho mais interessantes do adestramento, o board and train. Quero apresentar este formato a vocês e explicar um pouco dos seus benefícios hoje para os cães domésticos urbanos.



 O board and train consiste basicamente em você hospedar um cão para reabilitá-lo do 0. O profissional fica um período de 3 até 10 semanas trabalhando o cão em um espaço específico; um centro de treinamento, ou sua própria casa.

 Existem basicamente 3 tipos de board and train:

 1 - Vamos chamar o primeiro de básico/educacional/preventivo. Onde o cão não necessariamente tem um problema de comportamento, mas seu dono quer investir na sua educação. Muito comum para filhotes e cães recém chegados na casa.
2 - O segundo é o board and train específico. É o menos requisitado, focado em condicionar o cão para algo específico, como treinamento de caça, de guarda, de natação, etc.
3 - O terceiro e mais comum é o que podemos chamar de board and train terapêutico, talvez. É quando o cão apresenta problemas de comportamento e precisa de uma reabilitação profunda.

 As vantagens deste modelo de treinamento existem para os dois lados: para a família e para o cachorro. Para a família, é tempo de recompor as energias e esperanças, tirar um tempo para reflexão e choque de realidade - trabalhar um cão é muito exaustivo energicamente, e vemos diariamente famílias esgotadas, sem rumo ou propósito, e algumas semanas podem ser fundamentais para reatar as esperanças destas pessoas.
Para o cão, é a chance de um novo começo. No board and train, o animal é resetado do 0 - desde o momento que chega, ele está sendo trabalhado, e tem supervisão 24hrs/dia e uma rotina dos sonhos para qualquer cachorro. Ele vai ter a chance de receber uma orientação mais clara e objetiva de como o nosso mundo funciona, e como se comportar nele.

Este modelo de treinamento se baseia praticamente em 2 fundamentos: o place command (saiba mais sobre o place aqui) e a boa e supervisionada socialização. O cão receberá um bom fundamento do mais útil na vida: a calma. O place vai ajudar o animal a saber relaxar, controlar seus impulsos e coexistir; e com a ajuda deste conceito, poderá fazer sessões supervisionadas e controladas de socializações. Isso, claro, somado a rotina de exercícios ideal para cada indivíduo e engajamento de valor com pessoas - basicamente, sempre que o cão estiver com alguém, estará trabalhando algo, especialmente pela comida - usa-se a comida comum do cão o tempo todo para os treinos.

 Como todo adestramento, não é só o cão que precisa ser trabalhado. Também são feitas sessões de esclarecimento e orientação para a família, que precisa estar motivada e disposta a colocar aquela nova rotina em prática: exercícios, place, orientação. Afinal, temos cachorro todo dia, o dia todo.

Eu gosto deste modelo pois ele nos lembra um ponto importante e que eu já mencionei aqui: ter cachorro é um estilo de vida. Demanda não só seu dinheiro e espaço, demanda muito do seu tempo e energia, e te obriga a reestruturar seu padrão de vida - ou ao menos assim deveria ser. Ter cães pode ser maravilhoso, mas exige de nós, e o board and train vem para deixar claro as necessidade deles, dos nossos melhores amigos, e o quanto eles precisam de nós para ter a qualidade de vida que todo cachorro merece ter.

Nos siga por aí e fique por dentro das novidades! Vou deixar aqui hoje uma série de links de referência que me ajudaram nesta pesquisa, e de canais e sites que podem te ajudar caso esteja interessado neste modelo de treino:

Equipe que realiza board and train: Matilhando

Canais do Youtube que explicam e demonstram na prática (apesar de estarem em inglês, são vídeos bem visuais): 

Maggie Christina, Home2K9 Dog Training, SolidK9Training.

Comentários

Postagens mais visitadas