Qual o nome do seu cachorro?

Rex, Tyler, Totó, Manuela, Arlindo, Juca, Guilherme. Existe todo o tipo de nome que nós pessoas damos aos nossos cães. Mas eu aposto que se fosse perguntar para eles e eles nos respondessem, teria como resposta coisas como "toma-aqui", "vamo-passear" "quer-biscoito" ou "tó-o-brinquedo". E vou além. Para brigar e repreendermos nossos cães, usamos mil palavras diferentes. E se eles pudessem falar, diriam que são "THÓÓR, REX, JULIEEETAAAA,"...
 Hoje quero explicar melhor como fazer seu cão entender o próprio nome.



 Primeiro, quero te dizer que seu peludo não tem a capacidade de entender que um código/palavra é seu NOME. Eles associam a palavra e/ou o tom da sua voz a alguma reação deles. Em teoria, quando você pronunciar o nome do seu cão, ele deve prestar atenção e vir até você, certo? Independentemente de guia, petisco na mão, etc. Mas, sim, eu sei, não é isso que acontece geralmente.

  Acho que antes de te dizer o que fazer para que seu cão entenda o próprio nome, devo mencionar o que NÃO fazer: usar o nome em qualquer situação negativa.
Jamais chame o nome do seu bichinho se ele fizer bagunça, se ele tiver um comportamento ruim, ou se estiver incomodando sua soneca no sofá. E nem quando chegar em casa e achar aquela meia rasgada.
 Temos a mania de querer "chamar a atenção" do cachorro como fazemos com crianças: "fulaaano vem aqui e me conta o que é isso que eu estou vendo!". Bom, seu filho pode saber exatamente do que você está falando, mas seu cachorro só entende "iii é aquela palavra de novo; olha lá, ele ta com aquele tom de voz estranho; ai, ele está tenso, eu vou sair daqui antes que sobre para mim". E é quando seu cachorro coloca o rabo entre as pernas para sair e você JURA que ele sente REMORSO pela maldita meia. Dica: não, ele não sente, e ele nem sabe o que está acontecendo.
 Então, tenha códigos específicos para repreender seu cachorro, que use apenas nestas situações. É onde entramos com o "não", por exemplo.

 Agora, o que fazer para colocar valor no nome do seu cão? Crie uma associação com uma reação dele, estabeleça uma conexão com seu cachorro, e pratique incansavelmente.
 Primeiramente, associe a palavra a algo positivo desde o início. O exercício de "recall" é feito para isso: você vai chamar pelo nome do peludo, e quando ele for até você, entregará uma boa recompensa (a ração do dia, petisco, um brinquedo). Este exercício também estabelece uma relação de confiança com seu cachorro, um vínculo entre vocês. Depois, pratique como se não houvesse amanhã. Para a vida toda, você só pronunciará o nome do seu cãozinho quando significar algo positivo. Treine dentro de casa, e depois fora dela.
 Para casos de distâncias mais longas, eu sugiro também o comando "junto". O que pode não significar uma recompensa boa necessariamente, mas significa que seu cão deve parar o que está fazendo e retornar a você. Assim, a gente mantém o nome sagrado para os dois.

 Espero ter sido útil nesta dica rápida. Me siga por aí para mais dicas e conteúdo!

Comentários

Postagens mais visitadas