Focinheira como ferramenta de comunicação

Olá, hoje vou falar um pouco sobre os usos de mais uma ferramenta, a focinheira. O tempo todo, quando ando com meu cão com a focinheira, ouço comentários do tipo "que dó", "deixe ele ser livre", "deixe-o respirar", o que me sugere que as pessoas não conhecem ainda muito bem as focinheiras, então acho válido explicar melhor.



 Primeiramente, esta é uma ferramenta antiga, e que vem sendo aperfeiçoada ao longo do tempo, então a ideia de focinheira de 50 anos atrás e de hoje pode ser bem diferente, tanto quanto seu uso também.
A um tempo atrás, a focinheira era usada para proteção das pessoas ao redor de cães extremamente agressivos, na rua ou no veterinário. Ponto. Não se via cães pequenos ou de família usando este equipamento com facilidade.
 Hoje, cada vez mais encontramos cães com maior liberdade dentro e fora de casa, cada vez mais confusos e com cada vez mais questões comportamentais. Logo, a focinheira passou de apenas uma ferramenta de proteção em situações específicas, para peça fundamental na reabilitação de muitos cães.

 Eu explico o tempo todo, que muitas vezes eu uso ou recomendo o uso da focinheira mais pela ameaça dos outros ao cão que está comigo do que pelo cão em si. Por quê?
Eu tinha um problema grande na rua: um cão bonito como o meu, chamava atenção, porém é reativo em alguma situações. Logo, várias vezes pessoas vinham com cães em nossa direção, ou queriam afagá-lo, o que era um risco. O que era para ser uma atividade em dupla, relaxante e educativa do processo de reabilitação dele, passara a ser motivo de estresse. Apesar de ele nunca ter demonstrado reatividade com pessoas na guia, eis o melhor conselho que posso lhes dar referente a cães: é melhor prevenir do que remediar.
 É muito mais fácil e prático evitarmos más experiências para nossos cães, do que ajudá-lo a superá-la depois que já ocorreram. E este é o maior motivo pelo qual recomendo o uso da focinheira: evitar situações ruins, para todos.

 As focinheiras, portanto, estão atreladas a algumas outras funções, não apenas prevenção de situações ruins para o seu cão e os outros, mas também segurança do condutor/treinador, de médicos veterinários e outros cães, e também como lei: não devemos esquecer que algumas raças e suas misturas obrigatoriamente devem estar de focinheira em espaços públicos. Vou deixar o resumo desta lei aqui.

 Na minha opinião, todo cão de porte médio/grande deveria usar esta ferramenta, ainda mais em espaços envolvendo muitos estímulos (consultórios, parques, praças, locais pet friendly, etc);
 "Mas Bia, eu não quero causar desconforto para meu cão". E não vai. Lembra que eu falei sobre o aperfeiçoamento? Bom, como toda ferramenta, existem exemplos péssimos e excelentes no mercado, basta pesquisar, e não economizar no quesito qualidade. Deixarei aqui um exemplo da melhor focinheira que já vi, que vende apenas online, feita de um plástico maleável e que permite que seu cão coma e beba água, além de deixá-lo respirar livremente e ser muito segura.

 Eu recomendo que, caso você esteja inseguro referente as decisões que seu cão anda tomando, se está com problemas de reatividade, briga entre cães, etc, que procure um profissional de confiança para fazer um bom condicionamento com esta ferramenta, e então poder trabalhar este dog com maior conforto e segurança para todos.

Vou deixar abaixo um vídeo super bacana de como o condicionamento com esta focinheira que eu mencionei é feito na prática, do canal Educação Canina.

Repare na paciência e uso de recompensa positiva para uma boa associação!

Nos siga por aí, bom vídeo.


Comentários

Postagens mais visitadas